Educação infantil

Introdução 

O Centro Esperança SIMCRUZ localiza-se na periferia de Governador Valadares-MG, no Bairro conjunto SIR, oferece educação institucional à crianças, atendendo às necessidades básicas de afeto, alimentação e higienização. Desenvolve uma ação educativa voltada para a complementação da educação familiar e da comunidade, garantindo às crianças oportunidades de lidar de forma sistematizada e estruturante com as informações do meio.

Saiba mais sobre nós

Os primeiros anos de vida repercutem para sempre no desenvolvimento infantil e por ser este um direito, deve ser uma prioridade para a Educação. De forma que, a educação de qualidade é um dos caminhos e um dos instrumentos mais importantes para a conquista da cidadania e para a construção de uma sociedade mais justa, mais democrática, com mais paz e melhor qualidade de vida.

A metodologia pedagógica adotada pela SIMCRUZ deseja levar a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro. As atividades são programadas de forma a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, envolvendo a família e a comunidade.

O Centro Esperança SIMCRUZ, solidifica desta forma, seu papel social e possibilita às crianças o sucesso educacional, preservando seu bem-estar físico, e estimulando seus aspectos cognitivo, emocional e social.            

Para isso centramos nosso trabalho em temas pertinentes ao objetivo maior como: o pertencimento da criança à sua família; a criança e o bairro; cultura familiar; e higiene e saúde das crianças. É fundamental ter-se em conta na elaboração e implementação da Proposta Pedagógica que as instituições de educação infantil têm duas funções indissociáveis: cuidar e educar.              

  • Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada. Essas situações, em primeiro lugar, deverão contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros, em uma atitude de aceitação, respeito e confiança. Em segundo, propiciarão o acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, v.1, 1998);
  • Cuidar significa compreender a criança como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Cuidar significa valorizar e ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que envolve a dimensão afetiva, os cuidados com a saúde e as oportunidades de acesso a conhecimentos variados. Do comprometimento com o outro depende a construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, v.1, 1998)     

A nossa principal meta é contribuir para a formação de pessoas criativas, capazes de auto criticarem-se, provar e não aceitar sem refletir tudo o que lhes é imposto. Pessoas que sejam capazes de pensar a realidade em que vivem e transformá-la, que sejam livres e capazes de exercer cidadania. 

A arte de nossas crianças  

voltar para Projetos Sociais

left show bds b02s fsN normalcase tsY fwB|show tsN left fwB|left show fwB|b04 bsd|||news login c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|c10 fwB|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||