Primeira Profissão de Irmã Beatriz Corina dos Santos

Publicado em 01/04/2014 às 21h48

Chegou o dia muito esperado... 16/03/2014. O dia foi preparado com Santa Missão na Paróquia de São Caetano-PE: na cidade, nos bairros e povoados. Nove Irmãs de nossas comunidades se colocaram a caminho junto com as Irmãs da comunidade local e se empenharam na evangelização nas casas, ruas, escolas. Muitas visitas foram feitas. Um tríduo, em diferentes localidades, ajudou o povo a entender algo mais sobre vocação. Os temas do tríduo foram: 1º Dia: SANTIDADE: Vocação universal de todo batizado.  – 2º Dia: FAMÍLIA, Berço da Fé e do amor, fonte de todas as vocações. – 3º Dia: O Carisma das Irmãs de Caridade da Santa Cruz.

Um dos momentos fortes aconteceu no sábado que antecedeu a Profissão. Nós Irmãs com leigos da Paróquia nos encontramos na casa paroquial com Pe. Márcio. Após uma pequena introdução ele nos mandou dois a dois à feira de São Caetano-PE (uma feira grande onde se pode comprar de tudo) para fazer o convite de participar da Profissão. Levamos o cartão de Madre Maria Teresa, santinhos, os panfletos sobre a Rede: Um grito pela vida e nos aproximamos dos feirantes, conversando, convidando. Aconteceram muitos pequenos encontros. A minha companheira dizia: “Nós já assistimos uma Ordenação de um sacerdote, mas nunca a Profissão de uma Irmã. Vamos lá para ver como isso se dá”.

Creio que a nossa presença na feira foi uma novidade. Lembrei-me muito do Papa Francisco que nos pede de sair, ir às praças, ir aonde se encontram as pessoas. Ás 10:00h nos encontramos na praça em frente da Prefeitura onde foi colocado um marco do ano da fé: Uma cruz com uma placa. Foi arrumado uma tenda e Pe. Márcio colocou o Santíssimo Sacramento. Fizemos adoração, preces e louvores, dirigidas por algumas das nossas Irmãs. O povo passou e muitos ficaram um instante também em oração.

Domingo, dia da festa. Chegaram Pe. Paulo e uma catequista do Bairro Massaranduba/BA, onde Ir. Beatriz ajudou na catequese. Pela manhã, arrumação da Igreja e preparação do almoço na comunidade das Irmãs. Almoçamos todos juntos. A Igreja de Cristo Rei do Universo foi muito bem ornamentada. Antes da missa foram mostradas alguns fotos sobre a caminhada de Ir. Beatriz Corina. Entrou, também, um grupo de tocadores de Pífanos (instrumento típico de Pernambuco. Formou-se um coral (com participantes de diversas comunidades) que tinham ensaiado todas as noites os cantos da missa, junto com a Maestra.

O celebrante principal foi Dom Bernardino, Bispo de Caruaru que expressou muita alegria por poder celebrar os votos de Ir. Beatriz Corina. A Missa aconteceu num clima de muita calma, silêncio, atenção. Uns acharam que tinham perto de 1000 pessoas participando. As leituras do 2º domingo da Quaresma: Chamado de Abrão e transfiguração de Jesus no Monte Tabor tinham muito haver com o momento. Com voz forte e decidida Ir. Beatriz Corina leu a fórmula da Profissão, fazendo a sua entrega total ao Senhor. Quando terminou fomos surpreendidos com uma salva de fogos de artifícios. Em seguida familiares apresentaram as preces. No final da Eucaristia, muitas pessoas tomaram a palavra para expressar sua alegria pela convivência com a neo-professa. O padrinho da nossa Irmã cantou um cordel de quatro estrofes, bem dentro daquilo que foi celebrado e foi muito aplaudido. Após a benção recebemos o convite para cantar os parabéns e partilhar o bolo.

Após, os parentes, as lideranças e nós fomos a uma escola para jantar. A mãe de Pe. Marcio fez 50 arranjos de girassóis para as mesas. Houve um clima bom, com uma dupla que cantou.

No dia seguinte Pe. Marcio nos convidou para fazer um passeio para a Serra de Bonito. Um lugar lindo. Visitamos uma cachoeira. Almoçamos perto de Caruaru e visitamos ainda um lugar onde viveu o Mestre Vitalino que começou trabalhar com barro.

Foi uma experiência profunda, uma experiência de Deus no meio do povo do sertão. Deus tem feito muitas maravilhas. Que as sementes que foram plantadas possam dar muitos frutos! Deus seja louvado por tudo.

No dia 18/03, após o meio-dia, caiu uma chuva muito forte que encheu os tonéis do quintal das Irmãs. O povo ficou com aquela alegria. A esperança ascendeu!

                                                                                                       

Fraternalmente.

Ir. Geralda Kunz

 

 Veja mais fotos na Galeria

 

 

 

Comentários

Ir. Rosângela Maria em 16/11/2014 09:50:33
Querida Ir. Beatriz, Deus a abençoe ricamente!!!
TAMIRES em 08/11/2014 21:44:56
Foi linda parabéns!
Sueyde em 08/04/2014 20:55:46
Como as Irmãs relataram, pude ver pelas fotos e pelo post que, realmente, a profissão da Ir. Beatriz foi muito emocionante. Deu até vontade de ter participado também. Se Deus quiser, ainda vou presenciar e, se for minha vocação, fazer os votos.
Desejo tudo de bom a Ir. Beatriz, que Deus ilumine seus passos!

Enviar comentário

voltar para Informativo

left show bds b02s fsN normalcase tsY fwB|show tsN left fwB|left show fwB|b04 bsd|||news login c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|c10 fwB|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||