JMJ, Rio 2013. Uma retrospectiva.

Publicado em 12/12/2013 às 11h58

Retrospectiva da JMJ, RIO 2013

Está fazendo seis meses que o Instituo enviou um grupo de Irmãs em missão, como voluntárias na JMJ, Rio 2013. Este grupo formou o Plantão das Voluntárias da Santa Cruz, com sede na nossa comunidade Santa Isabel, na Tijuca-RJ, nosso Quartel General (QG). Lá servimos em duas frentes: na organização da Catequese, para mil peregrinos de língua portuguesa; e no grupo de acolhimento da Paróquia Nossa Senhora da Conceição que, através de muitas famílias e do Colégio dos Santos Anjos (com apoio e acolhimento incondicional das Irmãs dos Santos Anjos), receberam estes mil peregrinos.

Os trabalhos de bastidores envolveram várias equipes como mais ou menos 10 a 15 membros: acolhimento, distribuição do café, limpeza, liturgia, confissão e catequese. No Colégio, além dos três dias de Catequese ministrada pelos Bispos aconteceram confissões, distribuição dos kits de café da manhã e alojamento de parte dos peregrinos. Olhando para trás vemos tantos rostos que no anonimato da Jornada serviram com grande alegria e disposição para o louvor do Senhor. Deus seja a recompensa de cada um.

Nos bastidores da JMJ, Rio 2013

 

O itinerário da JMJ, Rio 2013.

A Missa de abertura, 23/07 na Praia de Copacabana presidida por Dom Orani Tempesta, momento profético da Igreja.

Aquela Celebração Eucarística externou aquilo que esta celebração é na sua essência: comunhão com a Igreja Universal. Se podia sentir o clima de acolhida e ver a profecia de Dom Orani ao afirmar que naqueles dias, o Rio de Janeiro se tornaria a civilização do amor sem fronteiras, onde escolas, famílias e instituições estavam abrindo as portas para acolher os peregrinos de diversas partes do mundo.

A Feira Vocacional que aconteceu na Quinta da Boa Vista, nos dias 23 a 26 de julho e nos confirmou: nossa juventude verdadeiramente tem sede de Deus e busca algo mais. Este evento contou com exposição da diversidade e riqueza dos carismas das Congregações Religiosas - 130 estandes individuais; além de 50 confessionários; praça de alimentação; tendas para Missas (nas quais os Padres podiam celebrar com sua caravana); adoração; e palcos com shows. 

A visita do Papa Francisco ao Hospital de São Francisco na Providência de Deus, para inaugurar a unidade de tratamento de dependentes químicos também deixou marcas em nós. Seja por ser um local onde algumas de nossas Irmãs trabalham na enfermagem e no auxílio à administração seja pelo que lá ouvimos do Santo Padre: “sejam pessoas de esperança: pessoas que vivem e levam a esperança aos outros, pessoas que servem, na generosidade e alegria, ao Cristo que sofre.”

Coisa bonita de ver deste dia foi a visita de nossa Ir. Adélia a Edição do Plantão e sua participação no evento da visita do Santo Padre ao Hospital: enfrentou chuva e frio, na fé, para receber a credencial.                        

No dia 25/07, cerimônia de boas-vindas ao Santo Padre na Praia de Copacabana, a equipe das Voluntárias, também deixou registrado nosso recadinho de colabores na imensa bandeira argentina que forrou o chão para passagem do Papa Francisco. Agora olhando para trás podemos dizer: a história se constrói em pequenos e grandes gestos. Somos desafiadas a sermos criativas na nossa colaboração. Ponto para Madre Teresa que há mais que 150 anos atrás já nos incentivava: “A bondade do Senhor não tem limites.”

A Catequese com os Bispos, nos dias 25, 26 e 27 de julho das 9:00h às 13:00h, contou com o santo auxílio do Ministério de Música da Comunidade Filhos de Maria, de Minas Gerais: deram conta do recado com perfeição. São meninos e meninas, homens e mulheres de Deus. Que cada uma deles saiba: vocês ficaram no nosso coração e lembrança.

 A JMJ, Rio 2013 sempre em movimento

Outro acontecimento inesquecível foi a Via-Sacra, 26 de julho: a postura das pessoas que buscavam orar, o silêncio interior e exterior assumido conscientemente (quando chegou um vendedor gritando, “olha a água” o povo em coro respondeu: psiu! E a pessoa saiu silenciosamente); como os atores que interpretaram os papéis entraram na dor de Cristo e nas dores e angustias da juventude... em tudo havia comunhão nos sonhos, nas buscas, nas dores e na esperança de nossa juventude.

Em vista da Vigília na Praia de Copacabana, 27 de julho, nosso QG recebeu a visita das jovens Edna e Cristiane, ambas de Governador Valadares, MG. Fomos todos para Copa, juntas com os Voluntários da Paróquia e da Catequese do Colégio peregrinando com o povo da Central do Brasil à Copacabana, com as paradas estratégicas para o kit vigília no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. Chegando na Princesinha do Mar, assumimos nosso posto na orientação dos peregrinos em dois cruzamentos: da Rua Ronald de Carvalho com a Rua Barata Ribeiro e com a Rua Ministro Viveiros de Castro, assim como no cordão de isolamento do Papa Francisco quando da chegada na Orla. A vida é caminho que se faz caminhando. Em todos os eventos do Santo Padre em Copa participamos do cordão de isolamento. 

Naquele momento de fé que envolveu milhões de peregrinos e voluntários na Missa do envio, 28 de julho, nos admiramos da profunda motivação que unia a todos: o que impulsionou aquela juventude não foi álcool, música ou outra coisa efêmera, mas uma busca de paz e bem, de algo que não passa, do Eterno Deus. Lá vimos de perto, que nossa juventude tem disciplina e ordem. Aí, entre outros, servimos ao Senhor como Ministras extraordinárias da Sagrada Comunhão.

A JMJ/Rio 2013 deixou marcas

 

Importa ainda lembrar que nosso Plantão das Voluntárias trabalhou com a colaboração proativa de todas as nossas comunidades, através de telefonemas, e-mails, oração e mais oração, recadinhos, fotos e tantas outras coisas em uma corrente não só de informação, mas sobretudo de comunhão e pertença a Igreja de Deus.

Foi assim

Em tudo e por tudo Deus seja louvado!

Equipe Voluntárias da Santa Cruz na JMJ, Rio 2013.

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, 12/12/13.

Enviar comentário

voltar para Informativo

left show bds b02s fsN normalcase tsY fwB|show tsN left fwB|left show fwB|b04 bsd|||news login c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|c10 fwB|login news normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||